OS DIFERENTES TESTES PARA O COVID-19

 

Teste Rápido

No Brasil, o número de casos do coronavírus tem crescido exponencialmente, trazendo incontáveis desafios para os sistemas de saúde público e privado. Diante do cenário vigente em que se buscam alternativas para conter a transmissão do vírus, a realização de testes rápidos é uma estratégia inteligente, capaz de construir um panorama geral da situação enfrentada e de promover planos de ação pontuais

O teste irá detectar a presença de anticorpos do tipo IgM (imunoglobulina M) e IgG (imunoglobulina G) nas amostras coletadas. Portanto, para maior assertividade, a indicação é que ele seja feito 10 dias após o contato do paciente com o vírus, ou de 7 a 14 dias após o aparecimento de sintomas.


Os períodos indicados se fazem necessários porque a produção de tais anticorpos ocorre somente a partir do momento em que o sistema imunológico reconhece o vírus. Isto é, a amostra a ser analisada precisa conter um número suficiente dos anticorpos.

A confiabilidade do teste rápido utilizado em nossa clínica, o One Step COVID-19 Test, foi atestada e consta no Boletim Epidemiológico No 8 do Ministério da Saúde (ME). O produto foi o único no país a ter sua confiabilidade atestada por instituto nacional e constar nas recomendações do ME.

Para ser realizado, esse imunoensaio demanda uma pequena quantidade de amostra, cerca de 10 microlitros a partir do sangue total, soro ou plasma humano. Sua metodologia é bastante simples e está presente há muito tempo no mercado, sendo semelhante a um teste de gravidez em que se emprega a análise amostral por reação rápida. Dessa forma, em poucas etapas é possível identificar inclusive pacientes assintomáticos.
 

PCR

O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo.  É o exame considerado “padrão-ouro” para diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da COVID-19.

Analisando o material coletado do nariz e da garganta do paciente, o exame consegue identificar a presença do RNA do vírus.

A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

Sorologia

A sorologia é o exame capaz de detectar alguns tipos de anticorpos: Imunoglobulina A (IgA), Imunoglobulina M (IgM), Imunoglobulina G (IgG) no sangue, ou a soma deles, que são anticorpos totais. Sendo assim, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas.
 

Além de termos uma equipe treinada para este momento, preparamos uma estrutura especial para a realização dos mais diversos testes de Covid-19, com muita segurança, agilidade e preço acessível.

Está com sintomas ou quer saber se já contraiu o vírus?  Fale conosco através do telefone (11) 4745-4110 / (11) 99773-5007 (Whatsapp) ou pelo email contato@ageplussaude.com.br.

Agende já

(11) 4745-4110 / 4743-1817

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

- Segunda à Sexta, das 7h às 17h

- Sábado das  7h às 11h.

 

ENDEREÇO

Rua Francisco de Paula Souza Rosas, nº 153 - 3º Piso

Vila Figueira - Suzano - SP - CEP: 08676-370

ESTACIONAMENTO GRÁTIS

 

CONTATO

(11) 4745-4110  /  (11) 4743-1817

WhatsApp: (11) 99773-5007

 

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
marca_ageplus_edited.png
DC COMUNIC AGENCIA GOOGLE PARTNER