Cardiologista
O cardiologista é o médico que irá tratar problemas do coração, e também de seus fatores de risco, como a pressão alta, acompanhar níveis de colesterol, identificação e controle de diabetes, bem como qualquer outra patologia que possa prejudicar o coração.
A cardiologia é a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar e tratar lesões cardíacas, bem como as suas causas.
Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.
I-Cardiologia Preventiva:
Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares, todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar, o cardiologista, para se orientarem, adequadamente, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e da diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo .
Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.
É indicado consultar um cardiologista também sempre antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e antes de submeter-se à algum procedimento cirúrgico.
II- Cardiologia Curativa
Deve-se procurar imediatamente um cardiologista, se o paciente apresentar quaisquer um desses sintomas: palpitações, desmaios, falta de ar, dor na região do coração, entre outros.