Endocrinologista
Ajudar a restabelecer o equilíbrio do organismo. É essa uma das funções da Endocrinologia, que também visa reconhecer e tratar os problemas com as glândulas endócrinas, órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. E o especialista que cuida dos transtornos dessas glândulas é o endocrinologista, muito procurado também por pessoas que enfrentam dificuldades com o seu peso.
Com um campo de atuação bastante vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, o especialista trata de diversas doenças, já que as alterações hormonais podem provocar diversas patologias, envolvendo o organismo como um todo.
Principais doenças tratadas por um endocrinologista:
- Diabetes: doença caracterizada pela alteração dos níveis de glicose no sangue, decorrente de defeitos na secreção ou ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas.
- Doenças da tireoide: há o hipertireoidismo, funcionamento excessivo da tireoide; o hipotireoidismo, mau funcionamento da tireoide; o bócio, crescimento exagerado da tireoide; e os nódulos tireoidianos.
- Obesidade: representa um risco para a saúde de qualquer pessoa, já que pode resultar numa série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas, assim como doenças endócrinas, como diabetes, transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos, sem contar os graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham.
- Doenças da hipófise: tumores da hipófise podem ocasionar a fabricação de leite nas mamas fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, dores de cabeça e distúrbios da visão.
- Doenças da Glândula Supra-Renal: aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas nesta glândula.
- Reposição hormonal: é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.
- Andropausa: os hormônios masculinos também podem diminuir ao envelhecer. Assim, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando de um especialista para fazer a reposição.
- Osteoporose e osteopenia: é uma doença endócrina caracterizada pela descalcificação progressiva dos ossos, que se tornam frágeis e porosos, causando dores e fraturas frequentes. Já a osteopenia é um estágio anterior à osteoporose, quando a descalcificação óssea ainda está em um grau mais leve.
- Distúrbios da menstruação: alterações no ciclo menstrual podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
Na dúvida ou ao sinal de qualquer alteração em seu organismo, procure um endocrinologista, pois ele pode melhor diagnosticar e sugerir o tratamento adequado.